Nissan planeja deixar Europa para se focar no Japão, EUA e China
“O "plano de desempenho operacional" deve ser anunciado em 28 de maio
-
A Nissan Motor se retirará da Europa e de outros lugares para se concentrar nos Estados Unidos, China e Japão sob um plano que representa uma nova direção estratégica para a montadora em apuros, disseram à Reuters pessoas com conhecimento direto no assunto.
O "plano de desempenho operacional" deve ser anunciado em 28 de maio e vai além da correção de problemas do agressivo impulso de expansão do ex-presidente Carlos Ghosn, disseram as fontes.
A busca por participação de mercado, principalmente nos Estados Unidos, levou a descontos acentuados e a uma marca barata. Sob o novo plano de três anos - relatado aqui pela primeira vez - a Nissan pretende restaurar os laços dos revendedores e atualizar as linhas para recuperar o poder de preços e a lucratividade.
“Este não é apenas um plano de corte de custos. Estamos racionalizando as operações, repriorizando e reorientando nossos negócios para plantar sementes para o futuro", disse uma das fontes.
O plano também visa reduzir a concorrência e expandir a cooperação com os parceiros da aliança. A Nissan seguirá a Mitsubishi Motors em tecnologia de veículo híbrido elétrico, com o menor participando da liderança nos mercados asiáticos fora da China e do Japão. A Renault provavelmente se concentrará nas tecnologias de veículos elétricos e na Europa.
O plano, liderado principalmente pelo diretor operacional Ashwani Gupta, e não pelo executivo-chefe da Nissan, Makoto Uchida, visa liberar recursos para investir em produtos e tecnologia para os Estados Unidos, China e Japão.
Fonte: Alternativa com Reuters - 06/05/2020