Adesão a carros elétricos pode acabar com 300 mil empregos do setor de autopeças no Japão
Cerca de 7 mil peças do motor não são mais necessárias nos modelos elétricos
-
As empresas que fabricam autopeças no Japão vão enfrentar nas próximas décadas o desafio de acelerar a pesquisa e o desenvolvimento para criar novos negócios devido à adesão aos veículos elétricos, informou a agência de notícias Kyodo neste sábado (20).
Um carro comum movido à gasolina é feito com aproximadamente 30 mil peças, mas esse número cai para 20 mil nos veículos elétricos.
Cerca de 7 mil peças do motor, incluindo sistemas de injeção de combustível e filtros de ar, não são mais necessárias nos modelos elétricos.
Estima-se que a mudança dos carros à gasolina para os elétricos acabe com 300 mil empregos do setor de autopeças no Japão, de um total de 3 milhões de trabalhadores nessa área, segundo a Kyodo.
Os governos locais também estão procurando formas de dar apoio para manter os empregos.
Por outro lado, existem novas peças, como baterias e motores de acionamento, que são necessárias nos veículos elétricos, e as empresas estão se concentrando no desenvolvimento delas.
O governo japonês tem a meta de zerar as emissões de carbono até 2050 e algumas montadoras já anunciaram que vão produzir e vender apenas carros elétricos ou híbridos a partir da década de 2030.Fonte: Alternativa - 20/02/2021