Produção industrial do Japão aumenta e disponibilidade de empregos atinge nível mais alto
As vendas no varejo, porém, ficaram praticamente estáveis em junho
-
A produção industrial do Japão se recuperou em junho e a disponibilidade de empregos atingiu o nível mais alto em quase um ano, mostraram os dados, um sinal que a robusta demanda externa estava compensando o impacto da pandemia no consumo.
Mas as vendas no varejo ficaram praticamente estáveis em junho em relação ao ano anterior, sugerindo que qualquer recuperação na terceira maior economia do mundo seria mais lenta do que em outras nações desenvolvidas.
O lote misto de dados surge no momento em que Tóquio hospeda os Jogos Olímpicos em meio a um aumento nas infecções por coronavírus, que forçaram a capital a impor restrições, como é o caso do estado de emergência.
As restrições renovadas frustraram as esperanças dos formuladores de políticas de uma forte recuperação no crescimento de julho a setembro, após um desempenho econômico fraco esperado no trimestre anterior.
A produção industrial aumentou 6,2% em junho em relação ao mês anterior, após uma queda acentuada de 6,5% em maio, mostram dados nesta sexta-feira (30), em comparação com uma previsão mediana do mercado de um ganho de 5,0%.
Dados separados mostraram que a proporção de empregos / candidatos no Japão subiu de 1,09 para 1,13 em maio, excedendo as estimativas do mercado para uma leitura de 1,10. A taxa de desemprego caiu de 3,0% em maio para 2,9%.
Ressaltando a fraqueza no consumo, as vendas no varejo subiram apenas 0,1% em junho em relação ao ano anterior, mostraram os dados, em comparação com uma previsão média do mercado de um ganho de 0,2%.
A economia do Japão encolheu 3,9% ao ano em janeiro-março e provavelmente cresceu pouco no segundo trimestre, já que a pandemia afetou os gastos com serviços.Fonte: Alternativa com Reuters - 30/07/2021