Produção industrial do Japão sofre maior queda em 8 meses
Os fabricantes esperam que a produção suba 8% em fevereiro e ganhe 0,7% em março
-
A produção industrial do Japão encolheu no ritmo mais rápido em oito meses em janeiro, uma vez que a redução da demanda no exterior em meio a uma desaceleração econômica global afetou fortemente a atividade empresarial.
A produção industrial caiu 4,6% em janeiro em relação ao mês anterior em uma base com ajuste sazonal, mostraram dados do governo nesta terça-feira (28). A contração foi muito maior do que a previsão média dos economistas de um declínio de 2,6% e seguiu um aumento de 0,3% revisado para cima em dezembro.
A produção de produtos automotivos caiu 10,1%, puxando para baixo o índice geral. A produção de itens como máquinas de produção e peças eletrônicas caiu 13,5% e 4,2%, respectivamente.
Os fabricantes consultados pelo Ministério da Economia, Comércio e Indústria (METI) esperam que a produção suba 8,0% em fevereiro e ganhe 0,7% em março, mostraram os dados, embora a pesquisa oficial tenda a relatar uma perspectiva otimista.
Dados separados mostraram que as vendas no varejo japonês subiram 6,3% em janeiro em relação ao ano anterior, superando a previsão mediana do mercado de ganho de 4,0% e registrando o décimo primeiro mês consecutivo de expansão.
Na comparação com o mês anterior, as vendas no varejo cresceram 1,9%, mostraram os dados.
A economia do Japão, a terceira maior do mundo, deve registrar uma expansão anualizada de 1,4% de janeiro a março, de acordo com uma pesquisa da Reuters, após um crescimento de 0,6% mais fraco do que o esperado no último trimestre de 2022.Fonte: Alternativa com Reuters - 28/02/2023