Ministro diz que Japão deve aceitar trabalhadores estrangeiros qualificados
Ele falou também sobre rever o programa para estagiários técnicos estrangeiros
-
O Japão deveria aceitar trabalhadores estrangeiros em áreas que exigem conhecimentos e habilidades, à medida que a economia se torna mais global, disse o Ministro da Justiça, Ryuji Koizumi, em uma entrevista recente, noticiou a agência Jiji Press.
Koizumi disse que o país precisa aceitar trabalhadores estrangeiros com conhecimentos e competências para "ajudar a impulsionar a economia e a sociedade do Japão".
O ministro foi nomeado para a pasta da Justiça no mês passado como parte da reformulação do gabinete do governo pelo primeiro-ministro Fumio Kishida.
Ele enfatizou a importância de rever o programa para estagiários técnicos estrangeiros, dizendo: “É importante levar em consideração os direitos humanos.”
Os críticos dizem que o programa é anunciado como parte da contribuição internacional do Japão, mas que, na realidade, é usado para garantir a força de trabalho, disse ele. É necessário eliminar a lacuna entre o conceito e a realidade, disse ele.
O governo pretende transformar o programa em “algo que possa ser aceito pelo povo japonês para que uma sociedade inclusiva com cidadãos estrangeiros possa ser realizada”, disse ele.Fonte: Alternativa - 17/10/2023