Guia Japão: Conheça os tipos de trabalho nas fábricas
Lista das especialidades mais freqüentes encontradas nas ofertas de trabalho
Lista das especialidades mais freqüentes encontradas nas ofertas de trabalho para os estrangeiros nas fábricas japonesas.
Kumitate (組立 montagem) – Execução das etapas de montagem de peças, componentes e dispositivos eletrônicos, automóveis.
Kompoo (梱包 embalagem) – Embalagem de produtos e peças para despacho, tanto dentro do Japão como para o exterior. Como se lida com inúmeros tipos de peças para diferentes destinos é necessário prestar atenção para o registro no código de barras e ter leitura básica do idioma japonês.
Kensa (検査 checagem, inspeção) – Função requisitada nas linhas de produção para exercer o controle de qualidade. Requer do trabalhador atenção, habilidade manual e acuidade visual, principalmente em linhas de componentes eletrônicos.
Yoosetsu (溶接 soldagem) – Em diferentes etapas do processo de produção, existe a necessidade do trabalho de soldagem. Há vários tipos de solda, como a MIG e o supotto (spot). Existe também o uso da solda para conectar terminais de componentes eletrônicos, handa zuke (半田付け).
Unpan (運搬 transporte) – Pode ser o transporte para alimentar a linha de montagem, assim como para trabalhar nos estoques de peças e produtos, com o uso de empilhadeira ou outro veículo.
Vale lembrar que, embora o trabalhador desenvolva sua habilidade para realizar estas tarefas, e a experiência seja um fator de aprimoramento constante, a maioria destas funções é considerada tanjun sagyo (単純作業), ou seja, trabalho não-qualificado).
Fonte: IPC Digital - 08/05/2015