Prefeito de Londres diz que falta de imigrantes é a causa da estagnação econômica do Japão
Em visita oficial ao Japão, o prefeito de Londres, Boris Johnson, advertiu que a Grã-Bretanha deve olhar para o exemplo japonês para não correr o risco de décadas de estagnação econômica.Segundo Johnson, que defende uma maior abertura da Inglaterra aos imigrantes, a política japonesa de restrição à imigração contribuiu para o longo período de estagnação econômica pelo qual o Japão está passando.
"Eles (os japoneses) estão passando por um longo período de estagnação", disse o prefeito a jornalistas ingleses que acompanhavam sua comitiva. "Eles têm problemas demográficos. Os britânicos devem pensar que, obviamente, eles têm uma taxa de imigração baixa, muito baixa. Isso, naturalmente, tem contribuído para o longo período de estagnação que estão passando." advertiu o prefeito.
A declaração do prefeito foi feita após os seus adversários políticos manifestarem posições contrárias a uma maior abertura da Grã-Bretanha aos imigrantes estrangeiros. Johnson tem destacado os benefícios da imigração para a economia de um país com baixa taxa demográfica, como o Japão e a Inglaterra.
Em sua coluna no jornal Daily Telegraph, o prefeito de Londres criticou as pessoas que culpam os imigrantes por "tudo o que está errado na sociedade".
Fonte: IPC Digital - 14/10/2015