Japão elabora medidas para atrair investimentos e trabalhadores estrangeiros
Até o final deste mês, o Conselho de Ministros do Governo deve finalizar a proposta
O governo do primeiro-ministro Shinzo Abe elaborou um pacote de medidas que visa atrair capital humano e financeiro para o país a partir do próximo ano.Chamado de "Conferência para a Promoção do Investimento Estrangeiro Direto", o pacote divulgado na sexta-feira (20) prevê a contratação de intérpretes para cerca de 20 estabelecimentos de saúde até março de 2017, alcançando posteriormente cerca de 40 hospitais e clínicas em todo o país. O plano é atrair não só trabalhadores estrangeiros, mais também investidores para o setor.
Outra medida é a contratação de professores para o sistema de ensino japonês a fim de atender cerca de 27 mil crianças estrangeiras que necessitam de aulas extras na língua japonesa e apoio na adaptação às escolas públicas locais.
O orçamento para o plano de apoio à educação das crianças estrangeiras no país está previsto para cobrir as medidas no setor até 2032.
Em relação ao atendimento de estrageiros nas prefeituras e instituições públicas, o governo quer facilitar o preenchimento de formulários, digitalizando toda a burocracia, inclusive para aqueles que não dominam a língua japonesa, mas pretendem abrir negócios no país.
Até o final deste mês, o Conselho de Ministros do Governo deve finalizar a proposta e adaptá-la à legislação fiscal e econômica vigente. O objetivo é fazer o Produto Interno Bruto japonês subir de US$4,7 trilhões para US$5,4 trilhões, volume alcançado em anos anteriores.
Fonte: Alternativa - 24/05/2016