Funcionários da Toyota poderão optar por trabalhar somente à noite
A mudança no cronograma deverá entrar em vigor a partir de janeiro
A Toyota, maior montadora do Japão, está se preparando para apresentar uma mudança no cronograma de trabalho da empresa que irá permitir que seus funcionários optem por trabalhar somente à noite, de acordo com o jornal Nihon Keizai.A ideia é se adequar às necessidades de trabalhadores com filhos, que cada vez mais estão optando por trabalhar somente no turno diurno. Desde 2013, os funcionários efetivos da empresa podem optar por trabalhar somente durante o dia ou em turnos que se alternam semanalmente.
No entanto, esse sistema criou um desequilíbrio na escala das linhas de montagem que funcionam no período noturno. A mudança no cronograma, que poderá entrar em vigor a partir de janeiro de 2017, visa corrigir essa diferença.
Inicialmente, a mudança ocorrerá somente em algumas fábricas do Japão, mas, se for bem-sucedida, a empresa planeja estender o novo cronograma a todas as unidades e subsidiárias do grupo Toyota.
O funcionário que optar por trabalhar somente à noite receberá um bônus adicional, mas poderá continuar no novo turno somente por três meses consecutivos para evitar problemas de saúde.
Fonte: Alternativa - 21/09/2016