Oferta de emprego no Japão atinge melhor nível desde 1974 em meio à falta de mão de obra
A taxa de desemprego permaneceu inalterada em 2,8% em abril
A disponibilidade de emprego no Japão melhorou para seu nível mais alto em mais de quatro décadas, disse o governo nesta terça-feira, em um novo sinal de que as empresas estão cada vez mais competindo para contratar trabalhadores em meio à escassez de mão de obra.O mercado de trabalho do país tem sido pressionado nos últimos meses conforme a economia se recupera moderadamente. Mas os salários têm crescido pouco e o consumo privado, um componente chave da economia, permanece lento.
A proporção de ofertas de emprego para candidatos chegou a 1,48 em abril, ante 1,45 em março, o melhor nível desde fevereiro de 1974, quando ficou em 1,53, de acordo com o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-estar Social. Isso significa que 148 vagas estavam disponíveis para cada 100 candidatos a emprego.
A taxa de desemprego permaneceu inalterada em 2,8 por cento em abril em relação ao mês anterior, ficando abaixo dos 3 por cento, disse o governo.
As despesas das famílias em abril, no entanto, caiu 1,4 por cento em relação ao mesmo mês do ano anterior, para 295.929 ienes, o 14º mês consecutivo de recuo.
O Japão enfrenta atualmente escassez de mão de obra. O governo do primeiro-ministro Shinzo Abe tem procurado incentivar mais mulheres a se juntarem à força de trabalho e aumentar a produtividade através da reforma trabalhista.
"Novas ofertas de emprego têm crescido em setores como transporte e serviços postais, fabricação e construção, e os dados confirmam que o mercado de trabalho permanece apertado", disse Miyuki Kiso, economista de mercado da Mizuho Securities Co.
Fonte: Alternativa - 30/05/2017