Número de brasileiros no Japão pode subir para 200 mil até o fim deste ano
Dados da Imigração japonesa apontam aumento contínuo da comunidade
Dados do Departamento de Imigração do Japão apontam que a comunidade brasileira residente no país deve chegar a 200 mil até o final de 2017.
Somando os números de entradas e saídas de brasileiros divulgados pela Imigração japonesa através do site do Ministério da Justiça, entre janeiro e setembro deste ano, é possível concluir que 60.857 brasileiros portando vários tipos de vistos entraram no país neste período.
O número de saídas entre os meses citados foi de 50.106. Faltando ainda os dados de três meses para o término do ano, a diferença é de 10,7 mil brasileiros a mais residindo no Japão, a maioria portando vistos de longo período ou permanente, caracterizando a intenção de estadia a longo prazo.
Em junho deste ano, segundo os números mais recentes do Ministério da Justiça, moravam no país 185.967 brasileiros.
Entre janeiro e setembro de 2017, o número de saídas de brasileiros do país só foi maior que o número de entradas em abril, início do ano fiscal japonês, quando as empresas já concretizaram a dispensa de trabalhadores temporários. Naquela ocasião, 7.335 brasileiros chegaram ao país, enquanto outros 7.703 resolveram retornar ao Brasil ou buscar oportunidade em outros mercados.
Nos outros meses do ano, o saldo de entradas ficou positivo, com destaque para o mês de janeiro, quando 8.005 brasileiros retornaram ao arquipélago de volta das férias de final de ano.
A crise sócio-econômica brasileira e a falta de mão de obra no Japão continuam sendo os principais motivos para o retorno do fluxo migratório do Brasil para terras nipônicas.
Fonte: Alternativa - 21/12/2017