Aichi é a primeira província a iniciar projeto de incentivo de estrangeiros na agricultura
Governo local pretende atrair trabalhadores envolvidos com o setor
A província de Aichi efetivou um plano de apoio à vinda de trabalhadores estrangeiros para atuar com exclusividade no setor agrícola local.
Uma reportagem da emissora regional Nagoya TV informou que o governo da província pretende atrair principalmente estrangeiros que já atuam em áreas agrícolas e que até o momento não demonstraram interesse em morar no Japão.
Aichi é a primeira província entre as regiões que compõem a zona especial do plano de estratégia econômica (国家戦略特区) a tomar a iniciativa. Na quinta-feira (26), um primeiro encontro para discutir o assunto foi realizado com órgãos do governo que fiscalizam as empreiteiras responsáveis pela contratação de estrangeiros.
Uma palestra explicativa também foi realizada para as empresas envolvidas, a fim de orientar sobre as finalidades do projeto. "Aichi é uma província de destaque no setor agrícola do Japão. Vamos nos esforçar para fortalecer a competição internacional na área", comentou um representante do governo local.
Outro objetivo da província é frear a queda da atividade agrícola, devido a problemas como envelhecimento de agricultores, queda populacional e baixo interesse dos filhos dos agricultores em continuar exercendo a atividade rural.
O problema não tem afetado apenas a província de Aichi, mas todo o setor agrícola do Japão, principalmente nas províncias mais rurais. Outras prefeituras também vêm investindo em programas de apoio com o objetivo de garantir formação e benefícios que possam atrair os jovens para o trabalho agrícola.
Fonte: Alternativa - 27/04/2018