Governo japonês divulga plano de ampliar mão de obra estrangeira em 2019
Secretário-chefe do gabinete, Yoshihide Suga, disse que a questão tem urgência
-
O governo japonês pensa em ampliar consideravelmente a mão de obra estrangeira no país a partir de abril de 2019. O plano foi divulgado pelo secretário-chefe do gabinete do governo, Yoshihide Suga, durante uma palestra em Tóquio.
O governo já havia divulgado anteriormente um plano relacionado aos estrangeiros que fazem parte do sistema de estágios (Ginou Jishu Seido), uma importante mão de obra que vem suprindo um pouco da necessidade dos setores produtivos e econômicos do país.
O plano era de ampliar a permanência dos estagiários para até cinco anos, criando um novo sistema de concessão de visto para eles.
Porém, de acordo com uma reportagem da emissora NHK, a ideia parece não ser suficiente para suprir a demanda urgente que o país vem sofrendo por mais mão de obra.
"Estamos recebendo muitos comunicados de empresas que estão passando dificuldades com a falta de trabalhadores. Para o nosso país, que sofre com a baixa taxa de natalidade e o envelhecimento populacional, a aceitação de mais mão de obra estrangeira se tornou uma questão urgente", disse Suga.
O secretário não explicou detalhes do plano do governo para aceitar a entrada de mais estrangeiros com finalidade de trabalho.
Porém, Suga disse que a ampliação do sistema terá foco nos estrangeiros que possuem determinadas especializações e habilidades para suprir a força de trabalho necessária em alguns setores.
"Para introduzir um novo sistema em abril do próximo ano, vamos trabalhar na elaboração de novos artigos de lei e programar reuniões com os ministros", afirmou Suga.
Fonte: Alternativa - 12/07/2018