Governo japonês auxiliará pequenas empresas na contratação de mais trabalhadores estrangeiros
Os esforços intensificados ocorrem quando o Japão se prepara para abrir suas portas de forma mais ampla a trabalhadores do exterior a partir de abril de 2019
-
O governo japonês fornecerá assistência a pequenas e médias empresas que empregam ou planejam empregar estrangeiros, enquanto o país busca garantir mão de obra suficiente para manter sua economia a todo vapor, divulgou o Nikkei.
O METI- Ministério da Economia, Comércio e Indústria abrirá cerca de 30 centros multilíngues de ajuda em todo o país, principalmente em locais onde há grande concentração de força de trabalho estrangeira.
O ministério também disponibilizará workshops em diferentes regiões para oferecer aconselhamento aos empregadores.
Para financiar esses programas, o METI destinou 100 milhões de ienes como parte de seu pedido de orçamento para o ano fiscal de 2019. Explorando o know-how na indústria da construção, que tem uma história de contratação de trabalhadores imigrantes, o ministério também oferecerá orientação sobre gestão de trabalho e dicas sobre a vida no Japão.
Os esforços intensificados ocorrem quando o Japão se prepara para abrir suas portas de forma mais ampla a trabalhadores do exterior a partir de abril de 2019.
Sob um programa de residência expandido, o país acolherá cerca de meio milhão de trabalhadores estrangeiros nos setores manufatureiros como fundição e em indústrias como as de pesca e serviços alimentícios.
Fonte: Portal Mie com Nikkei - 07/10/2018