Projeto de lei para aceitar trabalhadores estrangeiros é finalizado pelo governo japonês
-
O governo do Japão concluiu um projeto de lei para revisar a legislação concernente ao controle de imigração de forma a permitir a vinda de mais trabalhadores estrangeiros a partir de abril do ano que vem.
Atualmente, o Japão aceita a vinda de profissionais com alta qualificação, tais como professores universitários, do exterior. Contudo, a revisão proposta permitiria a entrada de mais estrangeiros em empregos não qualificados.
O projeto de lei foi aprovado em uma reunião do gabinete nesta sexta-feira. Ele foi delineado para criar dois novos tipos de status de permanência a estrangeiros para compensar a severa falta de mão de obra no Japão.
De acordo com a legislação proposta, o primeiro status, válido por até 5 anos, será garantido a cidadãos estrangeiros com determinadas habilidades vocacionais em campos específicos. Não será permitido que eles tragam seus familiares.
O segundo status será dado a estrangeiros com qualificações superiores. Não há limites impostos na duração de sua permanência e eles poderão trazer seus familiares.
O governo e o partido de coalizão governista querem dar início às deliberações sobre o projeto de lei na próxima quinta-feira, visando a sua aprovação até o final da sessão do parlamento.
Fonte: NHK - 02/11/2018