Governo do Japão quer permitir que estudantes estrangeiros abram empresas
Pelas regras atuais, os estudantes teriam mais dificuldades de abrir um negócio
-
O governo decidiu na terça-feira (11) lançar uma medida de reforma regulatória para permitir que estudantes estrangeiros abram empresas no Japão. A informação é da Jiji Press.
A nova planta é na cidade de Yasu (Shiga) e pretende dar início à operação em abril do próximo ano.
A área tem 13.305 metros quadrados enquanto o prédio terá 3.849m², com 4 andares em estrutura de aço.
Os estudantes estrangeiros poderão mudar seu status de residente enquanto estiverem na universidade para um que lhes permita iniciar um negócio.
A medida foi decidida em uma reunião do Conselho de Zonas Especiais Estratégicas Nacionais, presidida pelo primeiro-ministro Shinzo Abe.
A novidade será incluída em uma nova estratégia de crescimento a ser aprovada em uma reunião do Gabinete no final de junho.
O governo espera que a medida ajude a aumentar os lançamentos de negócios por estrangeiros, principalmente em áreas fora de Tóquio.
Atualmente, os estrangeiros que ficam no Japão com visto de estudante não podem iniciar um novo negócio, a menos que se desliguem ou se graduem em suas escolas, voltem para casa e obtenham um visto que permita tal atividade.
O governo também decidiu uma medida para permitir que os empregadores paguem salários em dinheiro digital, principalmente para atender às necessidades dos trabalhadores estrangeiros.
Outra medida adotada na reunião é a expansão de áreas onde os farmacêuticos podem dar instruções sobre o uso de drogas aos pacientes remotamente, por vídeo ou outros meios, para incluir novas regiões urbanas. Atualmente, as áreas são limitadas a regiões despovoadas.Fonte: Alternativa - 13/06/2019