Ofertas de emprego se mantêm em alta no Japão, diz governo
O número de pessoas trabalhando atingiu um novo recorde em 67,87 milhões em outubro
-
A taxa de desemprego no Japão se manteve a 2,4% em outubro, igual ao mês anterior, enquanto a disponibilidade de emprego também permaneceu inalterada, mostraram dados do governo nesta sexta-feira (29).
A taxa de desemprego ajustada sazonalmente corresponde à previsão mediana dos economistas, segundo o relatório do Ministério de Assuntos Internos e Comunicações.
O número de pessoas trabalhando atingiu um novo recorde em 67,87 milhões em outubro, das quais 30,37 milhões eram mulheres.
A proporção de empregos e candidatos também se manteve estável em 1,57 em outubro em relação ao mês anterior, comparada com a previsão mediana de 1,56. Isso significa que havia 157 vagas disponíveis para cada 100 candidatos, com o mercado de trabalho em alta.
Uma autoridade do governo manteve a opinião de que a situação do emprego está "melhorando constantemente" porque a taxa de desemprego se move entre 2,2% e 2,5% desde janeiro de 2018.
Yuichi Kodama, economista-chefe da Meiji Yasuda Life Insurance, disse que a tendência de escassez de mão de obra provavelmente continuará, principalmente no setor de construção, já que o governo deve divulgar no próximo mês um pacote econômico que inclui projetos de obras públicas em larga escala.
Fonte: Alternativa com Reuters - 29/11/2019